«…hoje, não vivemos apenas uma época de mudanças, mas uma verdadeira e própria mudança de época, caraterizada por uma “crise antropológica” e “socioambiental” global, em que verificamos de dia para dia cada vez mais “sintomas dum ponto de rutura (…)”. Em última análise, trata-se de “mudar o modelo de desenvolvimento global” e de “redefinir o progresso”: “o problema é que não dispomos ainda da cultura necessária para enfrentar esta crise…”»
Veritatis Gaudium, Proémio, 3
Cultura da Unidade
Curso de Pós-graduação (Mestrado)
O Instituto Universitário Sophia renova o seu programa apostando em uma integração ainda mais orgânica entre saberes e sabedoria. O mestrado em “Cultura da Unidade” pretende promover uma formação interdisciplinar e transdisciplinar para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança, onde é essencial aprender a interrogar a realidade dentro das comunidades de pesquisa e trabalho para compreender as trajetórias de mudança que estão ocorrendo e assim poder intervir nelas.
Uma primeira parte do percurso, comum a todos os estudantes, é reservada a um significativo itinerário transdisciplinar com uma estrutura histórica, marcada pelas grandes questões daqueles que habitaram e habitam o planeta hoje.
Dentro desta estrutura, a visão geral da “casa comum” encontra quatro declinações especialistas de sua escolha:
A terceira parte do curso envolve um trabalho de perfil interdisciplinar no qual os alunos construirão juntos aos professores laboratórios sobre temas atuais, identificados de ano em ano. Esta parte é particularmente destinada a desenvolver as “habilidades do século 21” que são cada vez mais procuradas no mercado de trabalho.
Finalmente, o estudante produzirá uma tese na qual explorará um tema específico em profundidade, demonstrará uma visão qualificada e original e a capacidade de comunicar efetivamente os resultados da pesquisa.
O cosmos e a história. Um caminho transdisciplinar em direção à “casa comum”
Este é o curso fundamental que abre a experiência do Mestrado em “Cultura da Unidade”. O quadro básico, que tem uma estrutura histórico-cronológica e uma intenção transdisciplinar, propõe repassar alguns pontos fundamentais na história do cosmos e da humanidade desde o Big Bang até os dias de hoje, pontuadas por sessões temáticas nas quais vários professores de diferentes disciplinas irão colaborar em sala de aula.
O percurso, que é comum a todos os alunos, privilegia a atitude de questionar em vez de apenas buscar respostas, utilizando uma metodologia que enfatiza a contribuição ativa dos alunos. Alguns estudos aprofundados sobre as principais culturas da humanidade são parte integrante do curso. O aprendizado é alimentado pela interação diária entre alunos e professores e entre os próprios professores.
A estrutura geral é a seguinte:
- Do Big Bang até a formação das primeiras civilizações humanas
- Antiguidade
- Israel e o evento de Jesus
- Igreja e Império
- A Idade Média
- Civilizações mundiais
- O mundo moderno
- O Mundo contemporâneo
- Desafios do século XXI
- Conclusões transdisciplinares
A abordagem transdisciplinar é inspirada pelo que a Veritatis Gaudium propõe ao sistema das universidades pontifícias.
(Veritatis Gaudium, Proémio, 4c)
Trata-se de oferecer, através dos vários percursos propostos pelos estudos eclesiásticos, uma pluralidade de saberes, correspondente à riqueza multiforme da realidade na luz patenteada pelo evento da Revelação, pluralidade essa que seja ao mesmo tempo harmoniosa e dinamicamente reunificada na unidade da sua fonte transcendente e da sua intencionalidade histórica e meta-histórica, como se apresenta escatologicamente em Cristo Jesus: «n’Ele – escreve o apóstolo Paulo – estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento» (Col 2, 3). Este princípio teológico e antropológico, existencial e epistemológico reveste-se de um significado peculiar e é chamado a mostrar toda a sua eficácia não só dentro do sistema dos estudos eclesiásticos, garantindo-lhe coesão juntamente com flexibilidade, dimensão orgânica juntamente com a dinâmica, mas também em relação ao panorama atual fragmentado e muitas vezes desintegrado dos estudos universitários e ao pluralismo incerto, conflitual ou relativista das convicções e opções culturais.
Hoje – como reiterou Bento XVI na Caritas in veritate, aprofundando a mensagem cultural da Populorum progressio de Paulo VI – há «uma carência de sabedoria, de reflexão, de pensamento capaz de realizar uma síntese orientadora». Joga-se aqui, especificamente, a mission que está confiada ao sistema dos estudos eclesiásticos. Esta diretriz precisa e orientadora de marcha não só explicita o significado intrínseco e veraz do sistema dos estudos eclesiásticos, mas, sobretudo hoje, destaca também a sua efetiva importância cultural e humanizadora. Neste sentido, é, sem dúvida, positiva e promissora a atual descoberta do princípio da interdisciplinaridade: não tanto na sua forma «débil» de simples multidisciplinaridade enquanto abordagem que favorece uma melhor compreensão dum objeto de estudo a partir de vários pontos de vista, como sobretudo na sua forma «forte» de transdisciplinaridade enquanto colocação e fermentação de todos os saberes dentro do espaço de Luz e Vida oferecido pela Sabedoria que dimana da Revelação de Deus.
O curso “O cosmos e a história” é de natureza intensiva e vai de outubro a dezembro, com um total de 24 ECTS. Seu programa de estudos caracteriza todo o programa de pós-graduação em Sophia, pois estabelece as bases para um estilo de pesquisa e estudo aprofundado que continua nos estudos especializados.
No horizonte atual do conhecimento, muitas vezes fragmentado e conflitante, o objetivo da nova oferta é integrar as possibilidades de cada disciplina dentro de um espaço interdisciplinar e transdisciplinar, de modo que tal visão aumente as capacidades de cada aluno à medida que ele aprende a analisar, processar e discutir tópicos especializados.
O curso também está aberto para aqueles com um tempo limitado: em três meses podemos ter uma experiência significativa no contexto tipicamente intercultural da Sophia sem necessariamente continuar com o Mestrado, com o reconhecimento dos créditos formativos do curso.
A articulação da Pós-graduação em quatro diferentes especializações propõe uma série de áreas nas quais os estudantes podem explorar seu próprio projeto futuro, com criatividade e responsabilidade.
A própria evolução do mercado de trabalho, de fato, exige não apenas conhecimentos e habilidades profissionais fortemente caracterizados, exige também a capacidade de inserir a especialização numa leitura ampla da realidade guiada por uma inspiração unificada, de modo a ser capaz de interpretar e orientar a complexidade dos fenômenos.
Laboratórios sobre temas contemporâneos para o desenvolvimento de habilidades do século 21
O Mestrado em “Cultura da Unidade” também oferece três laboratórios interdisciplinares para tratar de questões complexas do mundo contemporâneo. Ao longo do caminho, eles são o lugar privilegiado onde professores e alunos se permitem ser desafiados por certas questões de nosso tempo, estudando e refletindo juntos.
A dinâmica dos laboratórios (com um total de 24 ECTS) prevê a presença em sala de aula de três professores de diferentes disciplinas que interagem entre si e com o grupo, oferecendo insights, documentos e material de pesquisa, além de bibliografias especializadas. Os alunos, por sua vez, são protagonistas do curso que é desenvolvido através da leitura e do diálogo, apresentando insights pessoais ou trabalhos em grupo.
É dada especial atenção à metodologia de pesquisa e comparação com outras comunidades de estudo e vida envolvidas nos mesmos tópicos.
Os temas dos três laboratórios serão selecionados de ano a ano. A título de exemplo:
- ecologia integral e os bens comuns,
- cidadania global e migração,
- democracia e tecnologia,
- pobreza e desigualdade,
- educação para a não-violência,
- identidade cultural e de gênero,
- as linguagens da arte.
O percurso de pós-graduação também oferece uma escolha livre de cursos, adquirida através da participação em atividades acadêmicas oferecidas pelo Instituto – cátedras, seminários, cursos específicos oferecidos de ano a ano ou outras atividades externas qualificadas, estágios.
Entre as propostas de particular interesse é o curso sobre alguns dos fundamentos da experiência e do pensamento de Chiara Lubich, fundadora da Sophia.
Ao final do curso, com a elaboração individual de um trabalho original, os alunos deverão demonstrar a aquisição das competências indicadas no “Quadro Europeu de Qualificações” (Qualifications Framework) de Sophia. A avaliação final permitirá verificar se cada aluno que obtém o Mestrado é capaz de:
- declinar os fundamentos da cultura da unidade na área disciplinar específica pela qual opta por se engajar, compondo os conhecimentos e habilidades conceituais e comunicativas adquiridas na pesquisa de uma chave de síntese;
- configurar uma ou mais soluções inovadoras para interpretar as questões antropológicas, éticas, sociais ou culturais que surgem na sociedade, para a melhoria da vida dos indivíduos, grupos e povos em um diálogo crítico e construtivo com aqueles que cooperam com o mesmo objetivo.
Como agir na economia globalizada do século XXI de uma forma que a torne mais justa e sustentável? A especialização pretende enfrentar este desafio, antes de tudo em termos de ideias. E repassa aos estudantes motivados que querem se comprometer a compreender a complexidade dos fenômenos – econômicos, sociais, políticos, culturais – a fim de serem agentes de mudança, o que agora é mais necessário do que nunca.
Isto requer a aquisição de sólidas habilidades econômicas e de gestão e, ao mesmo tempo, treinamento para trabalhar em equipe – estudantes e professores juntos. O objetivo é uma ideia do bem comum que olha para o mundo inteiro respeitando suas comunidades, que coloca aqueles que são socialmente mais fracos em primeiro lugar, que compreendem a centralidade e a urgência da questão ambiental.
O curso foi concebido para preparar aqueles que o frequentam a trabalhar com esta perspectiva não apenas no mundo produtivo e comercial, mas também nas administrações públicas e empresas sociais.
Visões sobre a gestão
Vari Docenti
3 ECTS
No cenário contemporâneo, a política desempenha um papel fundamental. Estudar na Sophia significa questionar os pontos referenciais do mainstream do pensamento e da ação política para olhar a realidade de uma perspectiva diferente, a da unidade. Por esta razão, estudos dessa especialização integram conhecimentos de história e direito, relações internacionais e economia, filosofia e ciência política, à luz de valores universais compartilhados.
Estamos convencidos de que hoje governo da sociedade significa governo com a sociedade. Isso exige modelos organizacionais e de tomada de decisão difusos, colaborativos e policêntricos, tanto local quanto internacionalmente. Participação, subsidiariedade, desenvolvimento sustentável, bens comuns e co-governance são os pilares desta visão guiada pelo princípio da fraternidade política, ponto de referência e medida também para a ação pública, que encontra em Sophia um centro de excelência.
O curso forma profissionais qualificados e abre amplas oportunidades de trabalho, para fortalecer a cooperação, a sustentabilidade e a justiça nos territórios e instituições
Il percorso forma professionisti qualificati e apre possibilità di lavoro ad ampio spettro, per rafforzare nei territori e nelle istituzioni cooperazione, sostenibilità, giustizia.
Psicologia e psicopatologia do poder
F. Frisone
3 ECTS
A especialização oferece uma especialização filosófica e teológica, qualificada pela relação com as especificidades da Revelação cristã em diálogo com as diferentes inspirações de pensamento. O encontro entre filosofia e teologia é ainda enriquecido na perspectiva da ontologia trinitária que, a partir de uma reinterpretação específica da história do pensamento, nas suas diversas expressões culturais e declinações disciplinares, propõe um paradigma performativo de interpretação relacional da pessoa, da história, do cosmo.
Entre professores e alunos procura-se também recuperar um sentido original da filosofia, um sumphilosophein, um “fazer filosofia juntos“, condição essencial porque a filosofia, que é na letra e no espírito “amor ao conhecimento”, leva a “saber amar”. As grandes culturas e outras tradições de pensamento oferecem-nos um ulterior elemento de riqueza que contribui para o florescimento da humanidade num ambiente internacional e intercultural entremeado de estímulos e oportunidades.
Filosofia da ciência
M. Sanchioni
3 ECTS
Como lidar com o pluralismo que perpassa nossas sociedades? Como conter as tensões entre as diferenças e evitar uma polarização destrutiva entre identidades religiosas, étnicas e políticas? Depois do tempo de confronto radical, qual é a contribuição das grandes inspirações religiosas hoje? Junto aos muros e novas linhas divisórias entre pessoas e povos, vemos também crescer a interdependência mútua e a consciência de habitar o mesmo planeta. Nós precisamos uns dos outros.
Sophia apresenta uma área disciplinar específica voltada para a formação de especialistas em diálogo intercultural e inter-religioso, profissionais de comunicação generativa, mediadores de processos de paz, capazes de declinar o potencial de encontro em cenários contemporâneos.
Os cursos levarão a explorar as dimensões operacionais da fala e do diálogo, para configurar construtivamente o tecido cotidiano da convivência, bem como os complexos arranjos sociais e culturais. Com o objetivo de explorar os recursos da paz, comunicação e mediação para a construção da paz e remover resultados seculares em que a diferença se transformou em desigualdade, a diversidade em discriminação.
TÍTULO EMITIDO
Pós-graduação (Mestrado) em Cultura da Unidade
MODALIDADE DIDÁTICA
Currículo em tempo integral para o grau acadêmico (120 ECTS, 4 semestres); é possível seguir um programa mais curto para a certificação.
LÍNGUA
Italiano, nível B1 (os cursos do programa são ministrados em italiano). Os cursos de italiano em linha começam em Julho.
ALOJAMENTO
Na sede do Instituto. Localização: Figline e Incisa Valdarno (FI). Para mais informações escreva para info@sophiauniversity.org
TAXAS
INÍCIO DOS CURSOS PREPARATÓRIOS
18 de Setembro de 2023
INÍCIO DOS CURSOS
2 de Outubro de 2023
PRAZO DE REGISTRO
Contatar iscrizioni.ius@sophiauniversity.org
REQUISITOS DE ADMISSÃO
posse de um diploma universitário de primeiro ciclo (ou equivalente) em disciplinas relacionadas com a especialização escolhida, ou com um número adequado de créditos na especialização escolhida
TIPO DE ACESSO
seleção por entrevista e exame de CV: vedi info
CONTATOS